Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de abril de 2015

como perceber se a minha ideia para uma empresa vale mesmo o investimento?


Foto: Shutterstock

Para muitos brasileiros, ter um empreendimento para chamar de seu é o grande sonho, motivado, principalmente, pela vontade de ser seu próprio chefe. No entanto, esta não é uma decisão que possa ser tomada apenas por causa disso, afinal em determinado momento você precisará desembolsas quantias grandes e ainda deixar para trás seu emprego atual. Ou seja, é preciso refletir bastante antes de tentar sua chance no mundo do empreendedorismo.

Para ajudá-lo a tomar uma decisão formulando argumentos melhor embasados, o Santander Empreendedor apontou dois aspectos importantes aos quais você deve atentar antes de dar o primeiro passo com sua empresa. Conheça-os a seguir:

Produto
A primeira coisa que você deve observar é qual o problema que sua ideia resolve, afinal esta é a principal motivação para que os consumidores se sintam tentados a adquiri-lo. Se ele não der conta de nada do cotidiano da pessoa, por que ela gastaria seu dinheiro com isso?
O próximo passo é compará-lo com as demais soluções oferecidas pelo mercado. Você oferece alguma inovação ou função diferente deles? Se sim, a vantagem é evidente? Estas duas perguntas são essenciais para que você analise suas reais chances de sucesso e então monte estratégias para não ficar na sombra dos seus concorrentes.
Por fim, veja como estes produtos podem ser considerados mais eficientes que o seu e use suas fraquezas para melhorar sua mercadoria. Isto não quer dizer que você deve imitar os outros artefatos do mercado, mas sim formular maneiras de superá-los.

Mercado
Empreender será difícil, você já sabe. Mas quais serão de fato as dificuldades que você enfrentará para entrar no mercado? Considere na sua resposta não apenas os obstáculos com relação à concorrência e aos consumidores, mas também todo o tempo e dinheiro que deverão ser investidos para que a ideia dê resultados. Pensando sobre estes tópicos, você será capaz de decidir se todo o seu esforço valerá mesmo à pena.
Outro questionamento que você deve se fazer é a respeito da possibilidade de uma empresa grande, que atende o mesmo mercado que você, ser ou não capaz de reproduzir sua ideia antes mesmo que você consiga lançá-la, porque já tem a tecnologia necessária para tanto, por exemplo.



 Lembre-se também de pensar se este é o momento correto para colocar seu produto no mercado, uma vez que o timing pode contribuir muito para a divulgação da sua ideia, enquanto demorar muito para colocá-la em prática ou adiantá-la demais pode impedir que seu produto seja bem aceito pelas pessoas.
://www.santanderempreendedor.com.br/quero-abrir-meu-negocio/gestao/6529-dica-do-dia-como-perceber-se-a-minha-ideia-para-uma-empresa-vale-mesmo-o-investimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário