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terça-feira, 14 de abril de 2015

Faça a sua parte
(para profissionais de balcão)


Ninguém nasce sabendo. Por isso, vale ficar ligado em dicas que podem ajudar - e muito - a performance do profissional de balcão durante o atendimento

1. Mantenha-se sempre atualizado com tendências, novidades e assuntos relativos à óptica. A leitura funciona como um grande auxílio, seja cultura geral, revistas especializadas e de moda. Use e abuse!
2. Tenha em mente que vender óculos é muito mais que oferecer determinado modelo de armação e lentes. Isso é apenas tirar pedido. É preciso orientar: conhecer o perfil do cliente, captar suas necessidades, preocupar-se com seu conforto antes, durante e depois. Faça cursos técnicos, assista a palestras e participe de
3. eventos do setor
4. Conheça bem os produtos que o mercado oferece bem como o estoque da loja
5. Foque as atenções no cliente durante o atendimento
6. Apresente também modelos diferentes e ousados para os clientes, saindo do convencional. É sinal de que você está atualizado com as tendências atuais
7. Troque idéias e experiências: o trabalho é melhor quando feito em equipe
8. Personalize o atendimento, prestando atenção no comportamento do cliente
9. Seja sincero, honesto, paciente, educado e cordial com cada pessoa que entre na loja, mesmo que só esteja dando aquela "olhadinha"
10. Use óculos mesmo que não precise de correção - as lentes planas estão aí para isso. Essa estratégia promove uma aproximação automática com o cliente, que se sente mais à vontade quando tem diante de si alguém na mesma condição
11. Esforce-se para gravar nomes e fisionomias. Qualquer pessoa gosta de ser lembrada, especialmente quando é chamada pelo nome
12. Ame seu trabalho. É essencial para o sucesso de qualquer função


Faça a sua parte
(para chefes)


Não é somente de esforço próprio que se faz um bom profissional de balcão. A empresa e seus líderes podem estimular consideravelmente o desenvolvimento de suas equipes de venda

1. Ofereça e incentive treinamentos, palestras, cursos e atualização profissionais
2. Facilite o acesso a informações sobre óptica
3. Ouça o que o vendedor tem a dizer. Ele é a conexão direta com o patrimônio mais valioso de qualquer empresa: o cliente
4. Preste atenção na vocação de cada funcionário. Uns se dão bem em cargos de supervisão e gerência, outros não. E a promoção não é a única forma de premiar um bom desempenho
http://www.viewmagazine.com.br/anteriores/35/dicas_1.html

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