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sexta-feira, 24 de abril de 2015

Mudando a cultura



É realmente muito interessante política de trabalho do Google, e de outras empresas de TI, mais o que vemos ?
Vemos pessoas satisfeitas, isso não significa que não tenham problemas corporativos, mais estão em um ambiente confortável, alegre.

Realidade Brasileira – As nossas empresas possuem outra realidade, mais será possível mudarmos, transformarmos a escravidão atual, disfarçada, tirania, em algo prazeroso realmente? Na minha opinião podemos sim, mais temos que começar a mudança de cima para baixo.

Os gestores, administradores atuais precisam mudar primeiro, entender que funcionários satisfeitos produzem mais e melhor, e o nível de problemas de faltas vão diminuir sensivelmente, falta ao empresário brasileiro ousar, copiar modelos de outras culturas que deram certo.

PARTE 2

Podemos dizer que a descontração não significa falta de responsabilidade ou de comprometimento, a alta cúpula deve intender que os moldes atuais de se você não trabalhar direito vai embora e tem vários querendo o seu lugar na fila de emprego não funciona mais, reter talentos é a palavra de ordem hoje, reter talentos custa mais barato que contratar nova mão de obra, e mais importante o funcionário não é mão de obra e sim colaborador que se a empresa ganha, ele também ganha, e o contrário também e verdadeiro.

A cultura do faça o que eu mando está fora de contexto nos dias atuais, temos que ver os funcionários como nossos colaboradores, e temos que entender que podemos ser uma grande família.

Outra cultura de deve ser modificada é aquela de só pensar no lucro e não no cliente, hoje o cliente tem que ser nosso principal foco, pois sem cliente não há remuneração, o cliente dos dias atuais está mais antenado com os seus direitos e tem bem em mente o que deseja, então se não for bem atendido não volta mais.

Fidelizar o cliente hoje podemos dizer que é um ponto fundamental, pois há quem diga que “o cliente não é fiel, se quisermos alguém fiel compramos um cachorro” , e é bem por ai mesmo, fidelizar significa conquistar fazer o máximo, o nosso melhor, prestando um serviço ou vendendo um produto que agregue valor ao cliente, que possua realmente um diferencial competitivo, que dependendo do ramo de atividade pode variar de empreendedor para empreendedor.

Podemos pensar oque eu como cliente esperaria receber como diferencial se viesse aqui na minha loja ou comércio?
Por exemplo em uma imobiliária: eu como cliente o que eu gostaria de ver, como gostaria de ser atendido, que diferencial poderia me conquistar?
Em um salão de beleza: que serviços eu buscaria, como gostaria de ser atendido, gostaria de ter uma alternativa de horário, gostaria que o salão fizesse promoções em datas comemorativas, gostaria que o ambiente fosse relativamente confortável e aconchegante.

Pensar como o cliente nos faz refletir de como podemos buscar um diferencial em nosso negócio, pensar por que o cliente deixa de comprar ou de adquirir nosso serviço em favor de outro, onde erramos? Que pontos podemos melhorar? Onde temos que investir?

Com práticas simples um plano estratégico simples e bem elaborado podemos buscar formas de melhorias continuas que vão nos ajudar a analisar nossas forças e nossas fraquezas, elaborando medidas para alterar os nossos processos, seja de vendas de produtos ou na prestação de serviços.


Mande sua experiência de sucesso, ou sua pergunta ou sugestão teremos prazer em publicar.


Jlconsultoria07@gmail.com

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