Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Como um CEO organiza seu tempo para decidir melhor

Tarefas prioritárias
Em geral, o líder de uma empresa não deve ter mais do que três grandes assuntos nos quais se concentrar ao mesmo tempo. São as três coisas mais importantes que ele vai ter na cabeça. Para saber o que priorizar, eu costumo medir o impacto da tarefa em relação ao esforço. De todas as iniciativas que o CEO pode abraçar, ele deve pensar naquelas que têm relativamente o maior impacto, mas requerem o menor esforço. São essas que vão criar o maior impacto para o seu negócio.

Agenda bloqueada uma vez por semana
Eu criei o hábito de ter sempre um dia por semana – ou pelo menos algumas horas – sem compromissos. Esse período me permite ficar fora do escritório e pensar com calma, sem que a cada minuto eu precise parar para atender alguma demanda. Ser CEO significa que você recebe informações constantemente e precisa tomar muitas decisões por dia. No meio dessa loucura, é preciso parar para organizar os pensamentos de vez em quando.

Ferramentas úteis
Um CEO faz várias reuniões diariamente. Por isso, é fácil se perder nas informações e esquecer tarefas que precisam ser feitas. Alguns aplicativos me ajudam muito a organizar o dia a dia. Um deles é o Wunderlist, que faz uma lista básica de tarefas. O Evernote eu uso para anotações específicas. Por fim, o calendário do Google, para marcar os compromissos.

Funcionários que sabem comunicar
Além das reuniões, CEOs também passam bastante tempo conversando individualmente com pessoas do time, para saber como está a rotina ou para resolver uma questão pontual. São tantas demandas que fica difícil aprofundar todos os assuntos em cada encontro ou conversa. Para o CEO, essa enorme quantidade de informações não permite que ele faça um microgerenciamento. Se tentar, o máximo que vai conseguir é sobrecarregar a si mesmo e frustrar o time, que perde autonomia. Para os funcionários, por outro lado, é fundamental que sejam capazes de comunicar seus problemas e resultados de forma concisa, clara e direta. Ou seja, o CEO precisa de interlocutores que saibam passar o recado para não perder tempo e tomar decisões com base nas informações corretas.

Agilidade nas decisões
Ter uma empresa maior não significa que você deve perder a agilidade para tomar decisões. Quando o negócio está começando, como tipicamente os empreendedores não têm acesso a muitos dados, a maior parte das decisões é baseada no instinto. Conforme a empresa cresce, há mais informações disponíveis. Mas não importa o estágio: velocidade é fator fundamental para uma empresa.

Proximidade com a linha de frente
Eu falo muito com pessoas que não estão próximas de mim no dia a dia, mas que cuidam da outra ponta do negócio e que ficam mais próximas dos clientes. Eu vejo que estão trabalhando, sento ao lado da mesa delas e pergunto o que estão fazendo, de qual projeto estão participando. É muito importante estar em contato com representantes da linha de frente, entender a perspectiva deles. Essas conversas têm dois objetivos: ao perguntar, eu aprendo muito sobre os desafios que os funcionário enfrentam e, ao fazer isso, dou exemplo para outros líderes da empresa de que nossa função é ajudar a equipe a produzir. É uma postura importante. Sempre há tempo para essas conversas rápidas. Aproveite aqueles 10 minutos entre uma reunião e outra.

Reconheça os maus hábitos
Eu não sou uma pessoa muito sistemática e não tenho rotinas fixas no meu dia. A única coisa que faço frequentemente – e não considero um hábito bom – é checar meus e-mails pela manhã, logo que acordo. É quase um vício.

Não se esqueça da vida pessoal
Eu também não me considero o melhor exemplo de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, mas eu me esforcei para melhorar nos últimos anos, especialmente quando tive meu primeiro filho, que hoje está com 3 anos. Depois, veio minha filha. Desde então, tento estar em casa às 19h30 de três a quatro dias por semana. Tenho conseguido manter essa rotina.

Fonte Endeavor Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário